1) Um dos conselheiros, Pedro Augusto Timbó, também ex-deputado estadual, ficou conhecido por declarar como secretário de saúde da prefeitura de Fortaleza, em 1980, que seria possível alimentar com ratos a pobreza com ratos, “O rato é ótima fonte de proteínas animal e, se não fosse o tabu existente, poderia ser consumido pela população”. Defendeu a idéia como solução que acabaria com a proliferação de ratos e ainda com a fome.
2) Outro conselheiro, Alexandre Figueiredo, tem por hábito declarar-se suspeito para justificar o hábito abstenção na hora de votar. Figueiredo, também ex-deputado estadual, declarou-se suspeito para votar até mesmo a suspensão do acúmulo de remunerações no famoso caso Francisco (Chico) Aguiar, um conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, ex-deputado estadual que foi governador tampão. Declarou-se suspeito também na hora de votar alegando até razões sentimentais.
3) Os "banheiros fantasmas" começaram da necessidade de produzir arranjos eleitorais para a eleição de 2010. Foi uma decisão tomada pelas necessidades geopolíticas que planejaram a reeleição do atual governador Cid Gomes. O governo precisava reeleger não apenas o governador, mas também reeleger conjuntamente sua base política.